Em paralelo com as atividades de ensino, a investigação científica representa uma decisão estratégica fundamental do ISPLB. O objetivo é fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos liderados pelos docentes, que complementem e enriqueçam suas atividades acadêmicas.
Este projeto investiga as dinâmicas não formais da economia em Benguela, com foco nas Kixikilas — sistemas informais de mobilização de recursos financeiros. Busca-se compreender:
Este estudo visa suprir a escassez de dados quantitativos e qualitativos sobre estas práticas, principalmente fora de Luanda, oferecendo uma visão mais representativa da realidade angolana.
O segundo projeto analisa como o sistema real de transportes interage com as dinâmicas de redução da pobreza. Destacam-se:
Este estudo foca-se no desenvolvimento do Corredor do Lobito, que liga o porto do Lobito às regiões ricas em minérios da RDC e da Zâmbia. Aborda:
No contexto da responsabilidade social do ISPLB, realizou-se no dia 22 de Maio de 2025 uma ação de plantação de árvores na cidade do Lobito.
Esta iniciativa ambiental contou com o apoio ativo da Associação de Estudantes do ISPLB, demonstrando o compromisso da comunidade acadêmica com a sustentabilidade.